quinta-feira, 1 de março de 2007

Dia 12

Dia 12 Parte 1 22:30h

Que belo dia de aventura!!! Só posso dizer por palavras as actividades, pois as sensações foram indescritíveis. De hoje para além do trekking, destaco a caminhada e escalada no glaciar, que sem qualquer sombra de dúvida fica como uma das recordações desta viagem.
Tal como planeado o nosso trekking da manhã e após 3h de caminhada, acabou na entrada do glaciar, não sem antes termos de passar numa tirolesa para cruzar um rio, formado pelo degelo do glaciar. Foi aqui que começou a parte diferente (confesso que nunca pensava fazer escalada no gelo na Patagónia), e tivemos de colocar granpons nas botas para conseguirmos andar no gelo. Usar granpons é um pouco como dizia o poeta “a principio estranha-se, depois entranha-se” e passado quase nada, damos por nós a subir inclinações no gelo, como se tivéssemos cola nos pés…nunca me senti 100% seguro, mas no final já caminhava sem pensar nos pés. Após algum tempo de andar pelas pequenas colinas do glaciar e passar por fendas no gelo que se repartia em tons de azul e branco que nunca vi, chegamos a uma parede de gelo, que o nosso guia entendeu ser ideal para escalarmos. Paramos e dei por mim a olhar em volta de mim…tínhamos de lado montanhas enormes e quase inatingíveis (parece que já existiu um alpinista italiano que chegaram ao topo do FitzRoy, mas sabe-se que é quase impossível pela necessidade de escalda em gelo ser muito forte). De uma lado o Sierro Torre com 3102m e do outro o FitzRoy com 3405m cobertos de neve e com algumas mini avalanches a acontecer e nós ali na base destes colossos….senti-me pequeno e realizado.
O regresso a El Chalten, foi uma caminha mais suave, pois apesar de serem algumas valentes horas, era mais a descer que a subir e como diz o tuga “para baixo todos os santos ajudam”.
Vãos jantar num restaurante aqui em El Chalten e amanhã bem cedinho, iremos partir de novo para El calafate, para iniciar a nossa viagem de regresso a casa.
Hoje está oficialmente encerrada a aventura J e agora todas as viagens são só uma necessidade para voltar para casa, mas ainda tenho esperanças de mais aventuras nocturnas nos dois dias em Buenos Aires J!

Sem comentários: