quinta-feira, 1 de março de 2007

Dia 7

Dia 7 Parte 1 08:00h
Aiiiiiiiiii…dói-me o fígado! OK, eu confesso que exageramos nos festejos, mas este vinho chileno tem deixa uma ressaca dos diabos.
Bem, agora estamos no ferry que nos vai levar para Punta Arenas e como tal aproveito para fazer um balanço do que foi a travessia.

1.º Dia Ushuaia – Estancia Dosano 167 km 1530 m de acumulado
2.º Dia Estancia Dosano – Rio Grande 126 km 855 m de acumulado
3.º Dia Rio Grande- Lago Blanco 100 km 870 m de acumulado
4.º Dia Lago Blanco- Cameron 188 km 595 m de acumulado
5.º Dia Cameron - Pourvenir 150 km 980 m de acumulado

Total 631 Km 4930 m de acumulado

Fazendo as contas até que temos uns números interessantes, mas para alem dos números para mim ao nível físico fica um limite também superado. Apesar de ter adorado tudo, sinto que se a minha lesão esquisita não tivesse acontecido, poderia ter gozado ainda mais as maravilhosas paisagens Patagónicas. Em termos de exigência física esta foi uma prova que em termos de exigência física foi baixa pois não me lembro de ter tido subidas impossíveis, mas em termos de cansaço físico foi grande pois nos finais de dia eram muitas horas de esforço, q massacrava os músculos mais usados e o rabiosque.
Quanto aos companheiros de aventura vou começar pelo Gato, q como sempre esteva ao seu nível e mesmo quando o vento decidiu nos dar porrada manteve-se sempre na postura Duracel (pedala, pedala, pedala...). Quanto ao Pedro , confesso que me conseguiu surpreender pois acabou por ter um desempenho bem acima do q eu esperava face ao q foi o plano de treinos dele . Em suma e porque o BTT já esta para trás e agora vem o trekking, fica a memoria de paisagens de sonho, muito vento de frente, muita fiabilidade do material que apenas a camara de ar da roda de trás do Pedro cedeu e também alguma cultura chilena/argentina que o nosso guia Jaime nos deixou.

Dia 7 Parte 2 21:00h
As vezes e preciso estarmos privados de algo para valorizar, cada vez mais me convenço que sou uma pessoa urbana e que preciso de civilização desenvolvida para valorizar estas aventuras. Nem imaginam a sensação agradável que e estar num ciber café a ouvir um bom som e a navegar na net a ver os mails e o nosso blog. Enfim tudo com o seu peso e medida que assim valorizamos sempre o q temos.
Hoje o dia foi diferente, um descanso bem merecido e uma visita a uma colónia de pinguins que foi bastante engraçado de os ver no sue habitat natural e ainda por cima uma colónia deles. Até á data pinguins só na Expo, por isso é mais uma coisa que fica nesta memórias.
Queria ainda falar do Jaime, pois ele tem sido impecável e extremamente paciente para nos aturar. O Jaime é um Mapuche (única tribo que consegui resistir e lutar contra os conquistadores espanhóis mantendo fortes as suas raízes considerando-se a origem do Chile e que nos tempos presentes ainda são perto de 1 milhão na comunidade chilena) tem-nos tratado muito bem ao nível da alimentação e teve sempre uma palavra de incentivo que nos dava alguma força anímica. Juntando a isto ainda é uma pessoa culturalmente culta e que nos tem transmitido muito da história da Argentina e do Chile.
Bem, hoje tivemos um banho de civilização e percebo porque dizem que o Chile é o país mais desenvolvido da América do Sul, pois Punta Arenas é uma cidade bem evoluída e com tudo o que um “ser urbano” gosta.
Amanhã vamos para o trekking para ver o FitzRoy onde espero voltara ter novas sensações de adrenalina e aventura.

Sem comentários: