quinta-feira, 1 de março de 2007

Dia 9

Dia 9 Parte 1 17:30h
Perito moreno….já tinha visto fotos na net acerca deste glaciar, mas ao vivo estamos a falar de algo completamente diferente, pois a dimensão desta pedra de gelo é só abismal. Mesmo sendo abismal, este é um glaciar que é um pequeno fragmento do Hielo Sul, que é o maior glaciar do mundo com um tamanho de perto de 13000km2, ou seja, quase do tamanho do nosso Portugal!!! A curiosidade que mais me impressionou, foi mesmo o som deste glaciar, sim o som, pois como é um glaciar que se vai mexendo, por vezes soltam-se bocados de gelo dele que ao longe parece pedritas, mas na realidade são blocos enormes que fazem um som brutal quando batem na agua e deixam um eco considerável. Na argentina sempre que caem blocos maiores e são filmados estes acontecimentos, é notícias de abertura dos jornais, tal é o impacto deste fenómeno da natureza. Não nos podemos esquecer que esta é uma zona onde o degelo é uma realidade cruel e que camada do ozono está bastante fragilizada.
Chegou a hora de dizermos adeus ao Jaime que nos deixou na paragem dos autocarros. Dei-lhe um abraço forte, sabendo que as nossas vidas quase de certeza não se voltaria a cruzar, mas nunca se sabe J
Agora iremos no autocarro, protegido com um rede no vidro pois as estradas onde ele anda são de terra batida e alguma pedra, para El Chalten onde já temos planeados 2/3 dias de trekking no FitzRoy e também no Sierro Torre que pode ser uma alternativa.

Dia 9 Parte 2 19:00h
Já se vê lá no fundo o FitzRoy!!! A adrenalina já começa a voltar e estou ansioso, pois é uma montanha que merece o seu respeito e isso é coisa que eu tenho…respeito pela força da Natureza.

Sem comentários: